Projeto etwinning: “Street Art – Talking Walls”
No primeiro semestre do presente ano letivo, alunos do quarto, sexto e sétimo anos começaram a participar no projeto eTwinning “Street Art – Talking Walls”. As escolas parceiras eram da Espanha, Croácia, Madeira. Desde o início do projeto os alunos mostraram-se entusiasmados com o tema, interessados em conhecer alunos de outras escolas e de outros países e expectantes quanto aos recursos digitais. Tivemos sempre em mente ajudar os alunos a fomentar as competências do século XXI. Por conseguinte ao longo do ano fomos utilizando diversas ferramentas digitais para levar a cabo o tema do projeto.
Deste modo, foram desenvolvidas diversas atividades, a saber: os alunos participaram num “Mystery Skype” e resolveram jogos de enigmas para descobrirem quem eram os países parceiros e o tema do projeto; discentes e docentes criaram o seu avatar, juntamente com a sua apresentação pessoal num Padlet e construíram apresentações sobre o seu país, as suas tradições e, ainda, uma visita virtual à sua escola; procederam à criação do Logotipo do projeto; criaram artefactos digitais sobre E-safety, Netiquette e GDPR; fizeram trabalho de pesquisa sobre arte urbana nacional e a partir disso construíram um puzzle com um mural do.......
seu país para as escolas parceiras resolverem; completaram murais dos outros países e fizeram comentários de incentivo em Inglês; foi feita uma entrevista via Skype a um artista urbano catalão, Nil Safont; no dia 27 de maio, sábado, foi realizado um “tour” de arte urbana na cidade do Porto, com as professoras do projeto alguns alunos e respetivos encarregados de educação durante o qual iam respondendo a um questionário sobre os murais que iam sendo visitados; por fim, foram criadas equipas transnacionais para se proceder à criação de murais virtuais, após ter sido escolhido o tema natureza/paisagens pelos alunos; por fim, foi feita a avaliação do projeto pelos professores, alunos e encarregados de educação, tendo todos sido unanimes em considerar o mesmo uma mais-valia para os alunos e para a escola. De realçar que os alunos e os pais apreciaram muito o passeio a pé sobre Arte Urbana no Porto porque lhes permitiu ver a cidade sob uma nova perspetiva.
Clube eTwinning
professoras: Olívia Rodrigues (professora de Inglês) e Helena Gomes (professora de TIC)
“Half rabbit” de Bordalo II |
“An.fi.tri.ão” de Frederico Draw |
Clica para ver a apresentação! |